domingo, 19 de maio de 2013

Resenha - Falsa Submissão, Laura Reese

Tudo bem, essa a nossa primeira resenha, minha nossa, sei lá tanto faz. Rsrs
Deixando claro: É a Nina! =3
Deixando claro²: não costumo falar muito da estória em minhas resenhas, então se você não gosta de resenha - de um certo modo - vaga, não leia a minha. Rsrs

 
        *Livro Único*
                                                         NOTA: 3 bolinhos e meio!
                                                 

SINOPSE: "Chicotes, roupas justas de vinil negro, um cachorro dinamarquês. O prazer bizarro do sadomasoquismo não fazia muito sentido para Nora Tibbs, jornalista de uma cidadezinha da Califórnia. Isto até o brutal assassinato da irmã. Obcecada pela ideia de encontrar o criminoso, Nora se deixa conduzir pelo misterioso M. por um mundo de jogos perversos, sem regras ou limites, descobrindo os desejos mais primitivos e sensações antes inimagináveis. Atraída pelo magnetismo excêntrico de M., ela só não desconfia que a morte acompanha seus passos e pode até estar ao seu lado, na cama.
Suspense com altas doses do mais inusitado tipo de erotismo estão em Falsa Submissão, uma história perturbadora que marca a estreia literária da americana Laura Reese."


CONFLITANTE
...Foi exatamente o que eu senti durante toda a leitura, e até agora. Eu to confusa. 


Antes de começar a ler Falsa Submissão, eu não tinha visto nenhuma resenha, nenhum comentário, nenhuma opinião - nada, nadica. 
Eu li porque na verdade foi uma recomendação. Okay, tudo bem. Eu gosto de ler recomendações.

É difícil julgar - ou tentar - um livro de um gênero que eu não leio muito. Talvez eu seja injusta, ou não, mas é mais fácil quando se entende do assunto, e ponto. Isso é o que EU achei.


A capa que a Record escolheu me fez pesar em uma estória moderna; o que eu li foi diferente. A estória foi totalmente diferente do que eu imaginava - o que de uma forma foi ruim. O cenário que me veio a mente foi 'menos moderno' - mas não, isso não tem nada.

No início me deparo com a narrativa da Franny - a irmã da Nora, a que foi assassinada. Não esperava por aquilo. E não, os capítulos não são alternados entre elas duas, são poucos capítulos que têm a narração da Franny.

E eu já devo avisar que - hoho - nunca recomendaria para meninas feministas. Tsc tsc tsc. Não é apresentado só o sadomasoquismo, é mostrado o pior lado do sadomasoquismo. O lado mais sombrio.

Eu não sei qual era o objetivo da Reese quando escreveu - que gostássemos, que tomássemos cuidado, que pensássemos na vida... Seja o que for, eu nunca senti tanto incômodo, raiva, desgosto, vazia, decepcionada, alegre, animada e com vontade de matar os protagonistas como eu tive quando li o livro.
A Reese consegue mexer com um sentimento em especial: raiva. Em vários momentos eu senti raiva da Nora, da estupidez dela e isso. Mas essa estupidez que nos leva para estória. 
No início eu sentia uma coisa, no meio do livro eu já estava com uma opinião, no final eu já tava com outra totalmente diferente. É conflitante, e confuso. Eu não sei se fui ficando com raiva do rumo da estória, ou da própria Reese. 

De certo modo, isso é um elogio para ela. Já li livros maravilhosos, que me fizeram ficar triste com o final. Mas é um tipo diferente de profundalismo'. Lauren Kate - sem palavras, ela me permitiu a começar a sonhar de um jeito diferente. Julia Hoban - com Willow, conseguiu me deixar mais deprimida que nunca. Stephanie Meyer - sim, a Step, com A Hospedeira, admito, um livro meio bobo, me deixou mais tocada que nunca. E agora, a terceira autora: Laura Reese, me deixando mais confusa que tudo.


Para quem quiser uma coisa beeem hot, não acho que Falsa Submissão seja tão erótico assim. Ela não da tantas descrições, porque de certo modo o foco não é taanto assim isso. Mas sim, tem sim. Só não é tanto assim, sabem? Rsrs.

A resenha ta me parecendo meio sentimentalista - mas disso tudo só depende do ponto de vista da pessoa, do que gosta, do que sabia, como interpreta e uma infinita serie de fatores. Que nem A Hospedeira e Fallen - de certo modo eles são bobos, pra mim. Enfim, depende da pessoa.

Enfim: A Laura me fez com que um momento eu acreditasse naquilo, mas depois não, e depois sim, e depois não e sim de novo e é uma confusão. Ela consegue levar e misturar os fatos, fazer com que a gente (eu) fique na dúvida. 

É difícil. De um ponto o livro é ótimo - bem construído. De outro, é péssimo - o rumo da estória é agonizante. A autora contraria a gente em todos sentidos. 
Mas sim, adorei saber o que aconteceu.
Se eu tivesse parado a leitura no meio, teria achado uma coisa diferente do que acho agora, mas é isso,


Sempre que eu ler um livro e resenhar, eu vou postar um quote que gostei muito, e o quote escolhido de Falsa Submissão foi esse:
"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."

Me sinto confusa. É conflitante, grotesco e totalmente desnorteante. Mas sim, é sim, é um bom livro.


So 'you came and broke the perfect girl'...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...