terça-feira, 21 de maio de 2013

Resenha - Se7e Minutos no Paraíso, Rafaela Vieira



NOTA: 5 bolinhos!

*Livro Único*

SINOPSE: "Raquel só se veste de preto, é extremamente antissocial e se acha a esquisitice em pessoa. Diego é só mais um garoto de 16 anos louco por videogame e filmes de terror. Os dois cresceram juntos e são amigos inseparáveis. Mas um dia ela percebe que está perdidamente apaixonada por ele."


NÃO SE ASSUSTEM! Não se assustem porque temos uma autora brasileira!
É normal, e é quase unanime a ideia de que autores brasileiros não prestam. Mas a Rafa veio para provar que não: que sim, existem bons autores brasileiros. E eu confirmo isso.

Whoooa, poxa, agora sim uma boa autora brasileira!
Não que eu já tenha lido muitos livros de autores brasileiros, eu li alguns, mas meio que decepcionei quase com todos, ou eu não gostei o suficiente para achar que seja realmente um bom autor - bem, no meu vocabulário. Rsrs.

Oh Gosh. Que livro mais cute cute!!
Não que o livro tenha um grande mistério. Nam-nam-não!
Eu absolutamente me apaixonei com a narrativa. É tão leve, fácil de se ler e tão, tããããooooooo engraçada. Ao tempo todo (toda hora mesmo!) eu me vi dando risadinhas porque a Raquel, personagem criada pela Rafa, é tipo, absolutamente:
A- pirada
B- um doce
C- divertida

É um livro simples, fofo e muito engraçado para se ler quando quiser alguma outra coisa menos bruta ou triste.
E ok, "Sete Minutos no Paraíso, uma amizade, uma proposta, uma noite..."
Sobre essa frase. Só pela sinopse nós somos informados que Raquel é apaixonada pelo seu melhor amigo, Diego. E bom, essa frase aí, é que a Raquel vai fazer uma proposta pra ele. Eu: "Ok, tudo bem."
E eu pensando que Raquel estava aprontando alguma coisa tipo: "huahuah, eu vou trancar nós dois no porão e dar uns amassos" ou "vou dar um jeito de nós dois se perdemos no acampamento e vou fingir ficar com medo e ele vai me protejer! HAHAHAHA"

Você vai passando as páginas, "Ok Raquel, qual é o seu grande plano?"
... E quando eu cheguei na parte eu fiquei tipo: "WTF???!! Mentira que você vai fazer isso sua doidona!!"
E o pior é que ela vai lá e faz!! E eu: =O
Que menina corajosa!
Hhuahuauh eu não consigo pensar em alguma pessoa que tenha muiiita coragem mesmo para fazer isso na vida real. Eu totalmente morreria de vergonha, e se eu desse o primeiro passo de colocar as coisas para fora, logo em seguida eu sairia correndo!
Depois eu me perguntei,"os pernambucanos são assim? Tão soltinhos e divertidos?" Hahaha.

A estória se passa em Recife mesmo, e incrivelmente eu me senti confortável. Eu acho legal curtir outras culturas, mas também acho super importante que antes de ter contato com as outras, é preciso ter mais paixão e patriotismo com o próprio país. Já vi muitas pessoas ridicularizando autores brasileiros, mas é tudo é uma questão de opinião. Você não ter gostado de um livro não significa que todos os outros serão ruins. Fiquei super satisfeita depois que li Se7e Minutos no Paraíso, e acho que vou dar uma chance para os outros dois livros da autora. Gostei bastante, a Rafa escreve incrivelmente bem.

Também gostei de duas coisas. Se vocês verem, vai acontecer uma coisa no colégio dela, e entre idas e vindas, a Rafa consegue introduzir outro livro dela. Não que ela vá fazer marketing! HAHAHA pelo amor de Deus, não!!! Eu só ACHO que era o livro dela por causa da descrição da capa e por causa da temática do livro que tinha a ver com o tumulto que estava acontecendo.
E a outra coisa que gostei foi da diagramação, simples mas fofa [prestem atenção nos coraçõezinhos dos títulos dos capítulos, tem relação com oque é descrito no capítulo, ri litros quando percebi rsrsrs] e outra coisa, todo capítulo tem a letra de alguma música. Não que outros autores não tenham feito isso, mas as letras tinham uma TOTAL relação com oque iria acontecer. "Escolheu bem Rafa" eu ficava pensando, tanto que agora vou até procurar as músicas que ela citou.
Fiquei surpresa. Tinha bandas como 'My Chemical Romance' e 'Fall Out Boy'. Fiquei "Ha-ha Você os conheçe Rafa? Adorei!" Belas as citações. Tem até Paramore e Miley Cyrus.

Apesar disso, só tenho duas reclamações.
1- Acabou ficando muito repetitivo. Toda hora Raquel falava do seu desastre amoroso. Ficou um pouco cansativo. Mas por outro lado, a Rafa abordava de cada jeito diferente que dei umas boas risadas. Então, acho que o jeito que a Rafa escreveu ficou incrivelmente criativo e engraçado.
2- Sobre as citações das músicas. São todas em inglês. Todas boas citações. E agora, quem não entende inglês? Acharia muito legal se tivessem colocado a tradução no rodapé, iria ficar muito melhor e as pessoas que não sabem entenderiam que há sim uma relação com o capítulo. Eu entendi, mas tinham palavras que me escapavam. Consegui entender, mas ainda seria bom ver uma tradução lá.

Então é isso. A estória é divertida, com muito senso de humor, leve e fofa. A Rafa é um exemplo de que sim, existem bons autores nacionais.
O livro ficou caprichado mesmo e a Rafa arrasou e acertou em cheia!
Adorei adorei e super recomendo!


-Nina x)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...