sexta-feira, 28 de junho de 2013

Resenha - Um Lugar Para Ficar, Deb Caletti

                                             

*Livro Único*
                                                                    NOTA: 3 bolinhos!

SINOPSE: "O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante..."

Um Lugar Para Ficar foi tudo o que eu não esperava que fosse.
Primeiro, eu pensava que o livro seria mais adulto. Não é bem assim, Clara é uma adolescente.

Eu me pergunto se esse problema de capas só acontece comigo. Vejam bem, quando eu olho para a capa de um livro, um cenário, "uma ideia" do livro me vem. Então assim imagino alguma coisa.
Não estou reclamando! Rsrs, mas é exatamente isso - eu pensava que a estória seria intensa, problemática, dramática, adulta - mas acabou que não é tão sério assim...

A estória tinha até partes divertidas! Não estou dizendo que o livro tenha de ser sério - apenas não foi o que esperava.
Não diria que é divertido, é aquele tipo de livro que nem é alegre, nem é sério, mas sim, confesso que dei umas boas risadinhas...

"Por que você não gosta da água? — perguntei.       
Ele pensou e deu uma resposta evasiva.       
— Eu amo a água. É impossível não amar a água, 70% do nosso planeta é 
pura água. Setenta por cento do nosso corpo é composto de água. É o que nós somos.       
— Não é possível não gostar daquilo que somos.       
Ele ignorou o comentário.       
— Você não anda de barco... — Tentei novamente. 
— Fiz  as  minhas  pazes  com  a  água.  Descobri  como  amar  certas  coisas 
enquanto odeio outras.       
— Isso não se parece com fazer as pazes.       
Este era um assunto sobre qual ele obviamente não gostava de conversar. Provavelmente, não sabia nadar e tinha vergonha de dizer. Ele olhou para seu relógio. — Se  sua  nova  chefe  não  estiver  de  volta  em  quinze  segundos,  nós vamos embora. Estou morto de fome.       
— Não  acredito  que  você  esteja  com  fome  depois  de  tudo  aquilo  que 
comemos esta manhã.       
Ele  ficou  examinando  o  ponteiro  do  relógio  sem  falar  nada  por  exatos 
quinze segundos.        
— O ar do mar dá muita fome — ele explicou."

Sobre a narração, é narrada pela Clara e nos vemos entre o passado e o presente da vida da Pea (ou Clara) - ou seja, durante seu relacionamento com Christian (passado) e enquanto se esconde nessa pequena ilha, onde se passa a estória (presente).
Somos presenteados com um pai escritor - e divertido. O personagem foi bom, graças, porque para ainda quem não embarca muito no mundo da leitura, vocês não sabem o tanto que existem personagens irritantes.
O livro é isso - a Pea contando o que aconteceu, como isso a afetou.
Não é tãão impactante assim, nem sério. Okay, o assunto é - mas o jeito que foi abordado não. Não sei, apenas não comove o leitor - ou no caso, eu. Existem livros mais comotivos, mas de um modo geral não é uma leitura ruim.

E com certeza, a frase destaque do livro, pra mim foi sem delongas, essa daqui:
"O sofrimento é uma arma. E é uma arma melhor que as outras, porque não se parece com uma."

O livro é avulso e deixo a critério de vocês quererem lê-lo ou não.
x)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...