quarta-feira, 24 de julho de 2013

Moda - Tutorial: O Mundo dos Cabelos Coloridos - Parte I


Lembram-se do meu post com ideias para cabelos coloridos? Pois é, a diferença é que agora vou realmente falar sobre o mundo dos cabelos coloridos. B)
Há muito tempo esperava uma oportunidade para fazer um post desse tipo e bem, acho que já ta na hora. =3 
E sim, estou com um novo cabelo! Vou falar tudinho pra vocês, e tirei umas fotos para vocês verem.
Aproveitando que muita gente ainda têm dúvidas sobre cabelos coloridos, tentei aí embaixo juntar todas as dicas e informações necessárias para você brilhar com seu cabelo. ;)
Mas já vou me desculpando que vou ter que dividir o post em duas partes, porque infelizmente ficou absurdamente enorme! =/ Haha, então próxima segunda estou postando a continuação. ;)

Mas antes que tudo, indico esse site para vocês: Pinkcat, tem TUDO do que vocês precisam saber! ;)


 Então, o primeiro passo para ingressar no mundo colorido é a decisão. Antes mais que tudo, tenha certeza 
do que realmente quer, faça várias pesquisas e fique craque no assunto. Mesmo que eu fale tudo por aqui, rsrs, vai que eu me esqueço de alguma coisa? =P


O segundo passo é encontrar alguém de confiança - se você for fazer em um salão. Não adianta simplesmente entrar em um salão e, cabufe!!!, esperar que vire uma princesa. Aqui no Brasil, infelizmente essa onda de cabelos coloridos não pega muito. Isso é coisa da Europa – isso é tão claro porque 80% da população feminina brasileira tem luzes. ‘_’ Só luzes.
Para mim fazer uma explicação foi difícil! A mulher queria me oferecer tintas normais! Okay, algumas marcas produzem cores fantasia, mas não é que nem as especializadas. =/ Não se deixe levar por papo, não se sentiu segura, não quer? Empine o nariz e fale Não.

É, isso mesmo, tintas para cabelos coloridos se chamam tintas fantasia. Hum, Nina, what?
Hum, vou explicar. B) Espero que curtam e ajudem-nas! ;)

- Cuidados
É, cabelo colorido exige cuidados. Se seu cabelinho normal já exige, o cabelo colorido vai exigir o dobro – principalmente se você pintar ele todo, em vez de mechas.
Okay Nina, que cuidados são esses?
- não vá ao mar ou a piscina, se for o caso – o contato com o sol e a areia/cloro vai desbotar a tinta e te deixar loira! =)
- evite o sol ao máximo;
- faça hidratação. A descoloração mais a tinta resseca e pode até quebrar seu fio!  – principalmente se for colorir todo o cabelo. A hidratação pode vir no próprio xampu, você pode fazer no cabeleireiro ou em casa mesmo, com hidratações caseiras;
- use xampu sem sal – preferencialmente para cabelos de tinta;
- se você quer uma cor forte, sempre tenha uma tinta guardada para retocar as madeixas;
- NÃO use descolorantes de farmácia! Esqueça os pacotinhos de R$ 1,99. Existem descolorantes próprios para cabelos! Os de farmácia não vão fazer nada mais e nada menos que arrebentar seu cabelo. ;)
- e mais que tudo, como falei antes, ache uma pessoa de confiança se for fazer em salão. Se você não for comprar a tinta, pergunte que tinta ele usa e pesquise e, principalmente, o descolorante. Se ele usa de farmácia, esqueça.
- antes tacar a tinta no cabelo, faça um teste: vai que você tenha uma reação alérgica a ela. ;)
- e, enfim, a MAIS IMPORTANTE DE TODAS, SEGUIR AS REGRAS DA SUA TINTA E DESCOLORANTE ESCOLHIDOS! Não fujam disso, pelo amor de Deus! xD

- Dicas
Mais uma vez vou bater na mesma tecla: bom cabeleireiro + bom descolorante = bom cabelo!
Sim, além do cabeleireiro o descolorante muda tudo. Às vezes seu cabelo pode simplesmente ficar uma merda pelo fato de ter usado um descolorante ruim. É, é na hora de descolorir que o cabelo é detonado.
Okay Nina, fala logo!
Quanto mais loiro seu cabelo estiver, mais a cor ficará intensa! Por isso, eu sempre vou recomendar que descolora seu cabelo até o platinado (esbranquiçado, se quiser). E lembrem-se, a raíz descolore mais rápido que o resto do cabelo!!



E sim isso detona o cabelo, mas olha só:
Quem já pesquisou sobre cabelos coloridos devem ter ouvido falar que quanto mais seu cabelo estiver sujo melhor. Mas não, não é assim.
Sim, é verdade que a oleosidade natural do seu cabelo vai proteger suas madeixas mas, na hora da descoloração isso atrapalha: quanto mais sujo seu cabelo estiver, mais tempo vai demorar para o seu cabelo descolorir. Ou seja, mais tempo vai ter que ficar com o descolorante na cabeça e mais a probabilidade do seu cabelo quebrar vai aumentar.

Okay Niin, então o que eu faço?

Minha dica é que além do bom descolorante, não descolora seu cabelo tudo de uma vez só – principalmente se seu cabelo for escuro, que nem o meu. Já para as loiras e as que tem madeixas mais claras, acho que de uma vez só isso serve para vocês. Vá descolorindo por etapas. Descolora um pouco hoje, hidrate seu cabelo, dois dias depois descolora de novo e assim vai, até o tom do loiro ficar bom. E sim, independentemente se o seu cabelo estiver sujo ou não para descoloração, o melhor ainda sim é descolorir com ele sujo, pois vocês não vão descolorir tudo de uma vez, neh? ;)
Tem pessoas que tem alergia e o negócio fica sério, podem fazer com o cabelo sujo mesmo que não tem problema, mesmo alentando o processamento.

O Acelerador também ajuda! O acelerador é aquela máquina que acelera a descoloração do cabelo. Vocês com certeza já devem ter visto um filme em que alguma americana possui seu cabelo embaixo de um equipamento. Sim, aquilo é um acelerador! =)
O descolorante ta parecendo meio rei da cocadinha preta, não? Mas é, infelizmente ele é nosso maior amiguinho, e o maior inimigo também! Não tente dar uma de espertinha e ultrapassar os limites do tempo que o descolorante informa na embalagem: se a embalagem informa que só pode ficar reagindo no seu cabelo durante 1h e 30min., não ultrapasse o tempo, porque a partir daí o descolorante não vai ter mais efeito e mesmo assim, vai continuar estragando seu cabelo.
Aaaah, se não quiser ficar com a testa ou com a creca colorida, passe gel! =)
                                                                          Acelerador! 
Enfim, se seguir as regras do descolorante e os cuidados, já ta bom demais! ;)


-Onde pintar?
Bem, você tem duas opções: ou você pinta no salão, ou pinta você mesma em casa.

-Como pintar?
O “como você pinta” depende de “onde você pinta”.
 Se você for pintar no salão, a primeira coisa que tem que fazer é conversar com o cabeleireiro. Fale para ele como e o que você quer.
Dependendo da cidade e do salão, o cabeleireiro já fornece a tinta para você – caso contrário, você terá que comprar.
Geralmente quando os salões têm as tintas, elas são mix – ou seja, é por meio de misturas que se encontra uma cor. Se você não tem problema com isso, fique a vontade.
Apenas pode sentar e relaxar... B)

...Agora, se você for pintar em casa, pode levantar a bundinha providenciar uma série de coisas: 

-tinta, descolorante (bom, haha), água oxigenada preferencialmente de volume 40 (se não quiser descolorir muito, pode pegar volumes 20 ou 30) camiseta velha, luvas de plástico, pincel (se não quiser usar a mão), gel, potinho, presilhas e hidratação, se quiser.

A primeira coisa é, dãa, repartir o seu cabelo e prender ele, de modo que dê para você pintar/descolorir a mecha que quer. Depois, pode descolorir as partes do cabelo que você quer colorido. Depois de descolorir, lave bem seu cabelo e, dependendo do que você usar (anilina, tinta pronta, etc...), é só aplicar no cabelo a tinta (com a camiseta velha se você faz bagunça! =) [e as luvas, claro! Você não quer ficar com as mãozinhas coloridas, certo?] e esperar a tinta agir no seu cabelo.
Se quiser você pode isolar as partes com tintas com papelote ou papel alumínio.
Siga as regras da tinta que escolheu. Depois é só enxaguar e, voiulà, ta coloridinha! =3

-Não gostei, e agora, como tirar?
Bom, o que você pode fazer é comprar um tonalizante mais próximo da cor do seu cabelo e tingi-lo.

Niin, precisa descolorir?

Não precisamente. No google, tem vários tutorias e dicas mostrando como tirar a coloração do cabelo sem descolorir. 
Não posso falar nada, nunca experimentei isso, haha. Mas, qualquer dúvida, pesquisem no Google ou perguntem para alguma cabeleireiro

-As tintas do Mercado: qual devo comprar?
Não basta ter um descolorante bom, um cabeleleiro bom (ou ser cuidadosa) se você vai usar uma tinta ruim.
As tintas mais conhecidas são a Special Effects, Exotic Color, Jean’s Color, Lá Riche Directions, Keraton, Punky Color, Crazy Color, Manic Panic e Candy Color.

Nooosssa Niin, é muita tinta!

Calma, eu ajudo vocês! ;)
Primeiro, eu não sou a rainha da sabedoria e segundo, não vamos generalizar o efeito das tintas, certo? Às vezes tem uma tinta muito boa só que ela simplesmente não pega no seu cabelo. Então vamos deixar claro que tudo é relativo!
Vou citar brevemente algumas e, depois, sugiro que procurem mais sobre as que te interessaram! =)

A Special Effects é a TOP queridinha dos veteranos. A mais desejada de todas. Recebe muitas boas críticas, de boa duração, boa fixação, boa cor e além de que possui várias opções de cor. Uma reclamação é o cheiro ruim, mas isso passa, não? ;)
A Effects é uma tinta gringa e nuusssa, que tintas! haha
Os relatos das pessoas que usam aprovam, indicam e compram mais.
TABELA DE CORES:

A Effects não é lá muito barata. Dependendo da loja e do lugar (você pode comprar de fora, sai um milhão de vezes mais barato) que você comprar, o preço pode variar de R$26 (dependendo da cotação do euro ou do dólar) e pode chegar até R$80! O.o Sim, aqui no Brasil é caro e eu acho que não se encontra em lojas.

A Manic Panic é outra queridinha. Igual a Effects, recebe muitas boas críticas. Boa diversidade de cores, boa duração e la la la. Uma crítica é que mancha muito, mas as tintas fantasias são assim mesmo.
Cara, as cores são muuuuito perfeitas! *-*
A diferença da Effects é que a Panic fica mais em conta.
TABELA DE CORES:


A La Richè Directions é da L’oreal. Também é considerada uma marca muito boa e eu ia fazer meu cabelo com as tintas da Richè – não o fiz porque não achava em lugar nenhum =(. Apenas esgotado esgotado e esgotado. -_-
Enfim, eu ameeei a tabela de cores da Richè. Em relação a qualidade, muita gente gosta e aprova.
A Directions é mais em conta que a Panic e Effects – aqui em sites brasileiros pode chegar até R$40 e em sites gringos já vi preços de R$9 (dependendo da cotação do euro ou dólar)!! =)
TABELA DE CORES:


Como não deu com a Directions, eu decidi fazer com a Candy Color. Diferente de todas as outras, a Candy é uma tinta nacional e muito aprovada pelas pessoas e, agora, por mim!
A Candy não tem muitas cores, mas são bonitinhas! A textura da tinta é de gel e vem em um potinho de 130ml. Como pintei segunda, ainda não vou julgá-la quanto a durabilidade, se mancha e la la la. Porém, até agora estou gostando e muitas pessoas aprovam! =)
A tinta custa em torno de R$28 cada.
TABELA DE CORES:

Ehr, ta na hora de mostrar como ficou o meu, não? Vejam só... =P







Ehr, não! A tinta não é fraca e eu não coloco culpa nela e sim na descoloração! Eu queria deixar as mechas platinadas, mas o cabeleleiro não fez isso. É, eu não tinha muito tempo, então descolori “tudo” que dava em um dia mesmo! =/ 
Não deixei as mechas no tom ideal e mesmo assim ficou assim. Pretendo retocar e descolorir mais ao longo do tempo para a cor ficar bem forte! =) (ah, e a câmera deixou mais clara do que realmente parecia hahah)
Não ficou tão ruim quanto eu esperava, mas também não ficou tão bom quanto eu queria – mas não, não to culpando a tinta! ;)

[ATUALIZADO: como eu disser aí em cima, eu já retoquei todas as mechas, ficaram lindas e vibrantes, como eu sempre quis! =3]
#Atualizado: recomendo também as tintas da JeansColor, pelo menos a minha cor Magenta é ótima! :)

Eu escolhi três cores: Lemmon, Magic Pink e Vicious Blue.

A Vicious Blue foi a que menos pegou! =/ Era para ficar assim:

Haahahaha. Vou tentar descolorir mais depois! As cores são intensas sim. =)
Até agora meu cabelo ta macio, hahaha.
Enfim, indico a Candy Color! =)

A Punky Color é outra tinta considerada maravilhosa. Eu vi ela em alguns cabelos e achei fofo! =)
Mesma coisa que as outras: boa duração, boa cor e la la la. Afinal, estamos falando das mais queridas e compradas, hum?
Dependo do lugar que você vai comprar, o preço vai aumentando/diminuindo. Alguns em euros, ou dólar, reais... Cuidado pra não confundir tudo com dólar! Haha A maioria é vendida em euro (se for comprar de fora)! = )
TABELA DE CORES:



A Jean’s Color é contraditória: enquanto alguns amam, outros não se deram bem. Mesmo assim, é outra com boa quantidade de aprovação.
A diversidade de cores é pouquíssima e eu achei desinteressante. =P
TABELA DE CORES:




Bom, em geral, é isso aí. =)  Procurem saber mais porque eu fui muito vaga, hum? Vocês podem encontrar mais informações legais sobre as tintas! =)
Além dessas que citei, também tem a Raw Color, Contrasti Alfaparf, Itely, Life Color e a Maji Contrasti.

-Além das tintas, tenho outra opção?
Sim, você tem. Além das tintas, você ainda tem apliques, xampus que colorem, bastões coloridos, azul de metileno, violeta genciana, anilina de madeira e remédio para cavalo – pelo o que eu já ouvi falar.
Os apliques bons são caríssimos – você pode comprar ele colorido já ou comprá-lo loiro platinado e pintá-lo da cor que deseja depois.
O xampu é uma novidade para mim - quando você for tomar banho, é só passar ele e bum, coloriu.
E procurei sobre isso (uma menina me contou), mas não achei nada sobre. Sei não neh, quando me falam que não precisa descolorir já fico com um pé para trás...

Os bastões coloridos não exigem que você descolora o cabelo. Eu procurei saber mais e não gostei da ideia. Em cabelos escuros a cor não pega e o cabelo ainda fica ressecado. Mas bom neh, cada um decide o que faz...
A anilina de madeira é super barata! =) Custa em torno de R$2. Vocês podem encontrá-la em lojas de materiais de construção.
Recomendo que visitem esse grupo no Facebook, lá você pode encontrar tudo sobre isso e ainda ter contato com pessoas que já a experimentaram! =)
A violeta genciana é tipo o azul de metileno, só que violeta! =) Ambos são remédios. =)
O remédio para cavalo eu acho uma péssima ideia. A cor é meia roxa e eu não gostei =/  Mas vai que em você fica bom! =)


Bom, gente, é isso. Não, não acabou ainda, é porque ficou grande demais!!!
Lembrando que segunda-feira vou postar a continuação, falando onde comprar e fazendo meio como um "pergunta e resposta". Além de que, qualquer dúvida, deixem nos comentários! =)

Espero que não tenha ficado chato,
beeeijão! ><


*Para ler a continuação desse post, Moda - Tutorial: O Mundo dos Cabelos Coloridos - Parte I, clique aqui.*

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...