sábado, 27 de julho de 2013

Resenha - Irmão Negro - Walcyr Carrasco

HII PEOPLE !!!
Hoje a resenha vai ser do livroo Irmão negro




Sinopse : Em Irmão negro , o narrador da história, Leo, é filho único e sempre desejou ter irmãos. Quando sua mãe recebe uma carta, fica chocada ao saber que sua irmã faleceu e deixou um filho, Sérgio, que está abandonado, vivendo nas ruas. A mãe de Leo viaja para Salvador e de lá traz seu primo, que deverá ser incorporado à família como irmão de Leo. Sérgio é negro e a convivência se mostra difícil - o menino é faminto e calado. Assusta-se com facilidade. Desconhece vida de classemédia. É discriminado pelos amigos de Leo e sofre o preconceito quando sai a passear com ele. O menino negro possui também um segredo. Só quando Leo consegue descobrir seu afeto pelo irmão negro o mistério é revelado. Assim, aos poucos, Leo aprende a enfrentar as dificuldades causadas pelo preconceito e ajuda seu irmão a se integrar com outras crianças e amigos.


Resenha: Sim, a leitura foi por indicação do colégio (e eu super recomendo aos que pensam em adotar)
A história se passa num passado próximo, onde o preconceito racial, esse ato desumano que ainda se insiste praticar, era predominante. O personagem Leo sempre quis ter um irmão e acaba conseguindo um, do jeito que ele sempre sonhou...Contudo, não do jeito que a sociedade da qual ele participa esperava... era um Irmão Negro. O pesar social da genética que refletia na pele de seu novo irmão trás diversos problemas para toda a nova família de Sérgio.
A narrativa trás qualidade, mas não só isso. Reflete também, e infelizmente, a realidade dos preconceitos diários. Olhares maldosos, exposição majoritária ao perigo, a má recepção nos locais públicos e, novamente infelizmente, MUITO mais.
Não se trata de uma história apenas. É uma lição. Uma denúncia da qual assustadoramente ainda necessitamos. Uma obra que se faz necessária na dita sociedade justa que ainda insiste em corromper os desfavorecidos por erros do passado e incompetência do presente.
Pela igualdade racial
Pelo fim de injustiças
Pela reafirmação de uma nação que valoriza seu bem maior: Miscigenação e empatia.

Nota: Cinco estrelas <3

Obrigada pela leitura,
Eugênia Ribeiro






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...