domingo, 14 de julho de 2013

Resenha - A Seleção, Kiera Cass


*Série: A Seleção - Livro Um*
NOTA da Nina: 2 bolinhos e meio!

NOTA da Eugênia: 5 bolinhos!

SINOPSE: "Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar."

Vocês devem ter estranhado a "Nota da Eugênia". Sabem quem vem resenhar comigo hoje? B)
Exatamente, ela mesmo! Haha.
E agora vocês vão perceber duas opiniões totalmente diferentes: enquanto uma gostou, a outra não...


~Opinião da Eugênia~

Vamo lá! Eu li A Selação  já devem fazer uns dois ou três meses e, sim, diferente da Nina eu gostei :P

Não considero o livro perfeito até porque a America diversas vezes é uma tapada (hehehe), mas é o tipo de história que me fez ficar me imaginando no lugar dela em alguns momentos, afinal, quem nunca imaginou ser uma princesa ?!( não me xingue nina!!!) 

Três das coisas que achei  legais, foram :

 1- mostra que independente de você não ter uma situação financeira confortável, e  não ter nascido em um berço de ouro, isso não quer dizer que você não pode ter oportunidades legais, tanto de subir na vida quanto de realizar seus sonhos ( ou coisas que as vezes nem imaginamos mas nos fazem bem)

2- O príncipe Maxon, apesar de rico e superior- quanto ás castas- apresenta indiferença ao se apaixonar por América. Além de ser humilde e, diversas vezes ficar contra sua própria família ao considerar suas ações injustas ( SIM, sou #teamMaxon !! ... mas quem não é, certo?!)

3- É discreta, mas a autora faz uma  crítica ao governo  e à população 'superior'  que, apesar de atualmente não deixar tããão claro as divisões sociais, com o uso de castas, acaba dividindo as classes dessa mesma maneira. Primeiro pela forma como são vistos, que acaba gerando a falta de oportunidades, segundo pela falta de opção de futuro como exemplo que cada casta já nasce com opções X de profissão e não podem escolher algo diferente, que no nosso caso seria a falta de money ($$) para investir naquilo que se quer fazer e terceiro com os jovens tendo que, desde cedo, começar a trabalhar para garantir o sustento de sua família   ( uii, falou a teacher ) 

Então é  (só) isso!
Gostei do livro e recomendo.. ah sim, queria deixar claro que ao londo da história comecei a ter nojinho do Aspen !! hahah


~Opinião da Nina~

Então, A Seleção é o primeiro livro de uma trilogia, sem contar com o conto (livro 1.5, O Príncipe).
Antes mesmo de ser lançado aqui no Brasil, quando eu li a sinopse fiquei tipo: Deuss, que legal! Isso vai ser irado!

Minha sequência de reações ao ler o livro:  '_'  ->   '-'  ->  = /   ->  -_-
Minha empolgação com o livro acabou assim, com um piscar de olhos. Talvez eu seja um pouco culpada em ter colocado um tiquito de esperança, mas do mesmo jeito, não deu.
No começo eu esperei que melhorasse, mas me enganei, não mudou nada - a não ser que comecei a me irritar um pouco.
Deus, não quero esculachar com a estória - rsrsr, só não gostei = /

Para começar, a estória é bem simples - bestinha. Então se você começar a ler pensando que vai ser essa coca-cola toda, pode ir tirando o cavalin da chuva.
Eu esperava que a narração fosse alternada - entre a America e o príncipe Maxon. Mas a narração é apenas em primeira pessoa, pela America.

E também quem estiver esperando por um romance bem legal - eu tenho que dizer que o romance é tão sem graça. '-'
O livro é bem previsível e é para ser lido em horas que você apenas quer ler alguma coisa levinha, sem maiores delongas.
Mas eu tenho que dizer que fiquei super assustada com a pontuação altíssima no Skoob - proporcionalmente à quantidade de pessoas que já o leram e avaliaram.

"Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar[...]"

'____________'  Nossa, ele é tão charmoso.

Eu sei que muita gente não concorda com o que eu acho - mas é exatamente isso, é o que eu acho. E diferente da Eugênia, eu não são tão profunda assim, rsrsr. Talvez isso seja um problema meu, SEMPRE quando eu leio um livro, eu NUNCA reflito sobre ele - é uma coisa pessoal minha - não me batam! =3

A Seleção possui outras duas continuações: A Elite (que já foi lançado aqui) e The One - sem contar com o prequel, o livro 1.5: O Príncipe, que foi liberado pela editora gratuitamente.

Bom, é isso. O livro não foi essa beleza toda para mim, mas vai que pra você vai. ;)


                                   E

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...