quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Resenha - Incarceron, Catherine Fisher

Hã, não, não fui boazinha e arredondei para 3 bolinhos, foi preguiça mesmo de achar o de 2. \I
                      

*Série: Incarceron, Livro Um*
NOTA: 2 bolinhos e meio!

SINOPSE:  "Imagine uma prisão tão grande e tão vasta, a ponto de conter corredores e florestas, cidades e mares. Imagine um prisioneiro sem memória, que acredita firmemente ter nascido no Exterior, mesmo que a prisão esteja selada há séculos e que apenas um homem, em cuja história se misturam realidade e lenda, tenha dela conseguido escapar. Agora, imagine uma garota vivendo em um palácio do século XVII movido por computadores, onde o tempo parece ter sido esquecido. Filha do Guardião, está condenada a aceitar um casamento arranjado, cujos segredos a aprisionam em uma rede de conspirações e assassinatos, da qual ela deseja desesperadamente fugir. Um está dentro. A outra, fora. Entretanto, os dois estão aprisionados. Conseguirão enfim se encontrar? Parte fantasia, parte distopia, Incarceron reserva ao leitor a emocionante aventura de Finn e Claudia, dois jovens que desejam, a qualquer custo, destruir a barreira que os separa da liberdade."

Pra ser sincera, a autora poderia ter sido mais instigante: não foi tão bom quanto poderia ter sido.
Falem não, a sinopse é de arrepiar os miolin, não?
Eu me senti encantada. Tudo tão místico e misterioso, para mim, pareceu uma ótima aposta. Ehr, não foi bem assim.

Catherine fez um problema se tornar o fim: a autora não foi tão instigante assim. Não estou dizendo que um livro não pode enrolar, pelo contrário, pode sim, pode enrolar e desenrolar fatos, ir com calma na estória. Porém o autor tem que ter na cabeça que quando isso for feito, a estória precisa instigar e prender o leitor, porque caso contrário isso se tornaria um fardo e a única coisa que ficaríamos pensando é quando que raios o livro vai acabar, ou se alguma coisa legal irá acontecer.

E ponto, foi isso que aconteceu. Para mim, foi isso, e apenas isso. Mas esse "isso" que me fez dar 2 bolinhos e 5, que me fez demorar um mês para ler, que me causou ressaca literária e bons suspiros de impaciência.
É Cat: pra mim não deu, sorry. A autora na minha opinião, não soube segurar a estória, porque ela é bem demorada. Muitas coisas aconteciam, e para mim simplesmente não tinham graça. Se não fosse isso, tenho certeza que amaria o livro.

Porém, apesar de tudo, tenho que admitir que só o jeito do livro já te deixa cheia de curiosidade, querendo ou não babe, é impossível não se encantar com o mistério:
"Foi  decidido  desde  o  começo  que  a  localização  de  Incarceron  seria  conhecida  somente  ao 
Diretor.  Todos  os  criminosos,  indesejáveis,  extremistas  políticos,  degenerados,  lunáticos,  seriam 
transportados  para  lá.  O  Portão  seria  selado  e  o  Experimento  começaria.  Era  vital  que  nada 
perturbasse  o  delicado  balanço  da  programação  de  Incarceron,  que  proveria todo  o necessário—
educação,  dieta  balanceada,  exercício,  bem-estar  espiritual,  e  trabalho  significativo—para  criar  um 
paraíso. 
Cento e cinquenta anos se passaram. 
O Diretor relata que o progresso é excelente. 
—Arquivos da Corte 4302/6"

E foi "isso" que não me fez dar zero pro livro, e não me fazer desgostá-lo. Mesmo sendo um saco de batata de enrolação, o todo mistério da estória é simplesmente incrível. E não, não é de se arrepender: Catherine apresenta algo novo, algo que eu nunca tinha visto em outro livro nenhum e que nos surpreende.
As partes de empolgação e coisas loucas, trechinhos super esquisitos como esses aí em cima é de fritar os miolin, rsrs. 

No fim, é isso. Grande parte do livro não me senti instigada a ler porque não tinha graça e encanto, me perguntava se algumas vezes estava lendo o que estava lendo ou se estava no mundo da maionese, mas por fim, o mistério e o incrível mundo de Incarceron são de encantar e o que me fizeram valer a pena ler todo o livro, mesmo tendo sido um fardo.
Pretendo ler sim a continuação, Sapphique, mesmo o final tendo sido decepcionante e a sinopse desencantadora. 

Recomendo? Apesar de tudo, sim.

Boa semana! ^^

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...