quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

S.O.S - Dica para escritores: Como escrever bem?

O mercado de escritores cresce a cada dia mais. Já não me canso de ver perguntas no Yahoo Respostas de como escrever bem, e ainda ver amigos escritores: e olhem só, inclusive nossa adorada Eugênia! :3 <3
flyingspirit - Fotolog

Então, eu às vezes quando não tenho nada para fazer me dá vontade de escrever alguma coisa, soo, com base nas minhas ideias de open-mind, direi para vocês o que para mim no mundo da escrita funciona, e o que não funciona.

Talvez uma das coisas mais erradas que os escritores fazem, é querer ESCREVER NA ORDEM QUE A ESTÓRIA EXIGE. ISSO É ALGO QUE NÃO SE DEVE FAZER.
Sei que muitas estórias começam de uma cena só: aquela cena, a cena especial que sempre queremos escrever. A parte mais esperada, mais espetacular e bem pensada. Então beleza, você decide começar a escrever e começa do zero, e quando finalmente chega lá: BUM!, não sabemos o que escrever.
Isso talvez seja uma das coisas mais frustrantes que um escritor pode passar, por isso que recomendo que sempre escrevam o que quiser, e depois, vão mudando as coisas. E isso nos leva a duas coisas QUE DEVEMOS FAZER:

1 - Crie dois arquivos no WORD, ou se você é mais tradicional, separe dois caderninhos.
2 - Escreva espontaneamente

Olha só: o primeiro arquivo no WORD seria sua estória na ordem que deve seguir, e o segundo arquivo seria algo como suas anotações. No segundo arquivo você pode fazer de tudo: escrever cenas aleatórias (como escrever aquela "cena boom" na hora que você quiser, para quando chegar na hora H, você já tem tudo pronto, é só você fazer alterações se você acha que precisa; assim você não esquece nada ;), anotar avisos, fazer anotações importantes, fichas técnicas dos personagens, futuras ideias e etc.
Isso ajudaria E DEMAIS. Para mim, é a ideia mais perfeita.

Também tenho outra coisa legal: ler, reler, mudar. Não espere que na primeira escrevida você fique satisfeita(o) com seu trabalho: calma e apenas relaxe: escreva no seu tempo, espontaneamente. Se quiser, faça só um rascunho e ao longo do tempo vá fazendo as mudanças que deseja, adaptando-os do jeito que te agrada.

E agora, é o fim o boom: sua escrita, sua ortografia e sua habilidade de coesão. É fato, erros comuns, falta de coesão entre os fatos e um tipo de escrita irritante tira a cabeça de qualquer um. É quase OBRIGATÓRIO saber escrever, regras básicas de não repetição de palavras e ortografia.
A million little shining stars had just alignedE olha só: um bom vocabulário mais que ajuda - é perfeito. Quanto mais vocabulário você tiver, mais rica sua estória será e mais interessante e refinada será para seus leitores. A leitura e um dicionário ajudam bastante com a construção de um vocabulário, e se você gosta de ler melhor ainda: além de formar um melhor vocabulário, ainda ajuda no desenvolvimento do seu senso crítico.
Cada um tem seu jeito de escrever: só basta descobrir o seu, como leitores também precisam saber o seus.
Também é um fato puro: o jeito, a ordem e as palavras, e como você usa muda tudo.
Saquem só: Qual texto vocês preferem?

Texto 1: "Depois de um bom tempo nos beijando, ele me da um abraço e sussurra bem baixinho no meu ouvido: -Eu te amo..."

Texto 2: "Seus braços quentes me envolvem. Me sinto protegida e segura. Seus lábios, tão sensuais se movem contra os meus, provocando tudo o que há de bom dentro de mim. Como se anjos fossem cair do céu, quase não sinto sua voz de veludo murmurando no meu pescoço: -Amo você.
Um último abraço, e não sinto mais nada.

Percebem? ;)
Não estou dizendo que precisam ser o Rei-da-cocadinha, apenas saibam ou tentem usar as palavras o melhor possível. O texto precisa mostrar emoção e se conectar com o leitor; a literatura envolve a interatividade.

Criatividade é o Q dos escritores. É BigProblem e a dor de cabeça, bem, a não ser que você seja a Meg Cabot. XD
De qualquer jeito, todo mundo já deve ter passado por um surto de criatividade. 
E agora, o que eu escrevo?

Bem, se inspire. Inspire-se e basei-se em fatos reais, na sua vida, na vida ao seu redor e na dos outros. Olhe, mude, e torne-se melhor. Como Shakespeare fez.
Apenas tome cuidado com a cópia; isso pode gerar vários problemas além de que uma semelhança muito excessiva de fatos pode incomodar seu leitor.

E se eu não tiver muita criatividade? 

Só o fato de você lidar bem com as palavras faz de você uma Rainha ou Rei da escrita. Basta tentar, brinque com as palavras, elas são todas suas: no mundo da escrita, você é um Deus.

Há também uma controvérsia muito grande em Objetivos VS. Enrolados. Isso tudo depende de você: você quer ser mais objetivo, e mais curto? Seja. Você quer enrolar mais, quer construir mais fatos, enrolar e desenrolar esses fatos, construir uma estória complexa? Faça, seja.
Seja e faça o que quiser: só preste atenção nisso - não importa o que faça, seja instigante, prenda a atenção do leitor. E se conseguir isso na estória toda, você já tem um fã.

                                                                                 E para finalizar, uma dica mais que certa, e científica:
tumblr - Imagens do GoogleQuando vamos dormir, ou estamos quase dormindo, nossa mente se abre e fica mais espontânea. É aí que grandes ideias surgem. Quando estiver sonolento, vale pensar na estória. Você vai começar a voar e a voar, e quem sabe não sai algo? Induza sua cabeça e seus pensamentos. E olha só: se você gostar de um sonho seu, vale roubar ele. XD Talvez essa seja a única coisa não negligente que podemos copiar. Legal  neh, copiar de nós mesmos. Rsrs ^^

Espero de coração que tenham gostado, e que tirem algo de proveito! <3
Beijos especias e muita VIBE! ^^

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...